sábado, 16 de agosto de 2008

3º Encontro da Confraria Enófilos sem Fronteiras

No encontro de Julho, tb realizado no restaurante Azafrán, tivemos como tema da degustação a variedade Pinot Noir. A pedidos de alguns confrades, não fizemos a prova dos vinhos às cegas. Também ganhamos a adesão do confrade Henri Le Berre, que concordou comigo que o Gevrey-Chambertin era possivelmente o melhor vinho da prova mas foi "morto a pauladas no ninho".
A nota curiosa foi a pontuação baixíssima do Pinot Nero de Franz Haas, já que muitos confrades o elogiaram bastante e até afirmaram preferência por ele após o término da degustação. Definitivamente, vinho não é número mesmo...
Segue o resultado do painel:

1º Te Tera Pinot Noir 2005 Martinborough Vineyards (Nova Zelândia) - 88 pontos

2º J.Löhr Crosspoint 2005 (USA) - 81 pontos

3º Gevrey-Chambertin "Les Marchais" 2004 Faiveley (França) - 80 pontos

4º Pinot Nero 2003 Franz Haas (Alto Adige - Itália) - 79 pontos

5º Viña Carmen Classic Pinot Noir 2005 (Chile) - 78 pontos


Abraços!

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

2º Encontro da Confraria Enófilos sem Fronteiras

Mais uma vez, os amigos do primeiro encontro estiveram reunidos no Azafrán, para o 2º encontro da confraria. Desta vez, ganhamos o reforço de vários enófilos e amigos: Oscar Daudt, Tarcísio Passos, Yuri Melo, Renato Jr., Ricardo Moraes, Amorim e Fred Berkowicz, para a degustação de varietais da uva Syrah. Mais uma vez às cegas, essa degustação foi surpreendente pelo resultado final da pontuação. Todos apontavam, antes da prova, o alentejano Incógnito como grande favorito, outros diziam que o francês do Rhône ou até o australiano levariam o primeiro lugar do pódio...e não é q o argentino levou nada menos q 90 pontos na média geral e bateu todos os concorrentes? Outra surpresa agradável foi o exemplar suíço. Mesmo pq aquele país alpino não tem tradição de bons tintos e esse provou que é possível fazê-lo. Abaixo, o resultado do painel.

1º Carinae Reserva Syrah 2004 (Argentina) - 90 pontos

2º Incógnito 2004 Cortes de Cima (Alentejo - Portugal) - 86 pontos

3º Cusumano Syrah IGT Sicilia 2005 (Itália) - 84 pontos

4º Heartland Shiraz 2006 (Austrália) - 82 pontos

5º Syrah Du Valais Mâitre des Chais (Suíça) - 80 pontos

6º Crozes-Hermitage "Les Meysonniers" 2005 Michel Chapoutier (França) - 78 pontos

Aguardem o post sobre a degustação de Pinot Noir...

Abraços!

1º Encontro da Confraria Enófilos sem Fronteiras

Em Maio de 2008, os confrades Marcelo Dionísio, Raphael Zaroni, Chef KK, Julio Berruezo, Davio Dias e Cesar Galvão se reuniram para o primeiro encontro da Confraria Enófilos sem Fronteiras. Realizado no restaurante Azafrán, o tema da degustação foi a casta tinta Cabernet Sauvignon. Foram provados 5 vinhos dessa variedade, às cegas. Infelizmente, não tenho o arquivo com as notas e pontuações desse primeiro encontro. De acordo apenas com os comentários posteriores e minha própria memória, recordo que os vinhos que mais agradaram foram o italiano e o australiano. O argentino foi prejudicado pela temperatura de serviço, alta demais.

Os vinhos degustados:

Di Lenardo Cabernet 2006 DOC Grave (Itália)

Heartland Cabernet Sauvignon 2005 (Austrália)

Beaulieu Vineyards "BV" Cabernet Sauvignon 2002 (USA)

Carinae Reserva Cabernet Sauvignon 2004 (Argentina)

Marqués de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2006 (Chile)


Até a próxima e Santé!